Enquanto os produtores brasileiros aguardam a melhora das condições climáticas, o plantio de milho da safra 2014/15 avança em boas condições na Argentina. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país (Minagri), 1,3 milhão de hectares dos 5,6 milhões de hectares de área total prevista para o cereal (24%) já foram semeados. Na mesma época da temporada passada, o plantio estava em 19% da área de 6 milhões de hectares. Como o clima está colaborando, ainda segundo o Minagri, as lavouras já plantadas apresentam bom desenvolvimento. A semeadura mais rápida foi puxada por regiões onde houve mais umidade como o Sul de Córdoba, Centro-Leste de Entre Ríos, Norte de La Pampa e Oeste da província de Buenos Aires.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a previsão é que a colheita no país totalize 26 milhões de toneladas do milho nesta temporada, contra 25 milhões de toneladas do cereal no ciclo passado. O país sul-americano é o quarto maior exportador de milho do mundo.
No trigo, 75% das lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento no país. As lavouras se dividem entre as fases de perfilhamento (34%), espigamento (41%), enchimento de grãos (20%) e em maturação (3%).
Largada
3 regiões já iniciaram a colheita do trigo; Chaco, Tucumán e Salta. Há doenças fúngicas, mas os produtores estão fazendo o tratamento adequado.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast