• Carregando...
Mesmo após período quente e seco em algumas regiões, estado deve retirar dos campos safra cheia do cereal. | Josua© Teixeira / Gazeta Do Povo
Mesmo após período quente e seco em algumas regiões, estado deve retirar dos campos safra cheia do cereal.| Foto: Josua© Teixeira / Gazeta Do Povo

A colheita do milho cultivado no inverno, conhecido como milho safrinha ou segunda safra, foi concluída em 3% da área do cereal no Paraná, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) do estado nesta quarta-feira (19). O índice está praticamente em linha com o levantamento realizado nesta mesma época do ano passado, quando 4% do território ocupado pelo grão já havia sido colhido.

No mesmo relatório, o órgão afirma que 4% das lavouras não estão em boas condições, contra 2% registrados em junho de 2012. O porcentual de plantações em boas condições deste ano, consequentemente, também está abaixo do alcançado no ano passado – o Deral aponta que 79% dos campos de milho estão em bom desenvolvimento, ante 86% indicados no ano passado.

A diferença no indicador de condições das lavouras se deve ao clima, que castigou parte das plantações após um período de seca e calor em algumas regiões do estado.Apesar disso, o Paraná deve colher uma safra cheia do cereal e maior que a do ano passado. A estimativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab) é que os produtores locais vão retirar das lavouras 10,8 milhões de toneladas do cereal, quase 1 milhão a mais do que no ciclo passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]