| Foto: Christian Rizzi / Gazeta Do Povo

As chuvas excessivas e a neve fora de época que atrasaram o plantio do milho devem fazer com que parte da área inicialmente planejada para o cereal seja remanejada para a soja nos Estados Unidos. A avaliação é da consultoria Informa Economics, uma das mais conceituadas do país. A empresa reduziu de 39,56 milhões de hectares para 39,18 milhões a estimativa de plantio de milho. A soja, que no verão anterior ocupou 31,24 milhões de hectares, deve se estender por 31,68 milhões de hectares no ciclo 2013/14, segundo a consultoria.

CARREGANDO :)

A migração já era especulada pelo mercado desde o início do mês. Considerada uma data emblemática pelos produtores norte-americanos, a virada de abril para maio tinha apenas 5% das lavouras de milho implementadas no país, menor índice desde 1894. Para evitar perda de potencial produtivo, o ideal é que as sementes estejam no solo até, no máximo, 20 de maio. Historicamente, perto de 15% do milho costuma ser semeado após essa data. Em 28 de junho, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga suas novas estimativas oficiais para o plantio.

Área

Publicidade

380 mil hectares deixarão de ser cultivados com milho nos EUA. Clima frio e úmido faz com que boa parte das lavouras seja implementada fora da janela ideal.