• Carregando...

As apostas dos produtores de Mato Grosso sobre a segunda safra de milho devem ser menores do que o previsto inicialmente para a temporada 2013/14, que começa a ser plantada em janeiro. Segunda preliminar divulgada pelo Imea, órgão responsável pelas estatísticas do setor no estado, aponta redução de 12,2% na área cultivada com o cereal em relação ao ano passado.

As sementes do grão devem ocupar 3,2 milhões de hectares, contra 3,7 milhões plantados no ciclo anterior. Em novembro, o Imea calculava que o terreno de milho ocuparia cerca de 3,4 milhões de hectares. A queda está relacionada ao valor do produto. O preço atual, na casa dos R$ 12 por saca de 60 quilos, é insuficiente para cobrir os custos e está abaixo do mínimo estipulado pelo governo federal.

Apesar da redução na área, houve aumento na estimativa de produção, que agora é calculada em 17,08 milhões de toneladas, ante 16,3 milhões de t projetadas mês passado. O volume atual, porém, inferior à colheita da safra 2012/13, que somou 22,5 milhões de toneladas. A produtividade média das lavouras deve ficar em 87,6 sacas por hectare, também abaixo das 101,5 scs/ha alcançadas na safra passada.

Rotação

39,2% é o tamanho da área plantada com soja no verão e será ocupada pelo milho no inverno em Mato Grosso, conforme o Imea. No ano passado, a oleaginosa havia cedido cerca de 47% do terreno para o cereal na segunda safra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]