A colheita de milho foi praticamente paralisada pelas chuvas desta semana no Paraná e, apesar de a meteorologia registrar sol entre hoje e amanhã sol em algumas regiões, há risco de mais precipitações contínuas na próxima semana. Perto de 75% da produção do cereal – estimada em 10,8 milhões de toneladas, volume 4% maior que o de 2014 –ainda estão no campo. A maior parte dessa parcela passa a correr risco num ano em que tudo apontava para produtividade recorde, de 5,6 mil quilos por hectare.
Colheita parada
23%, do total de 1,9 milhão de hectares plantados com milho no Paraná, foram colhidos. Uma semana atrás, o índice era de 20%. A colheita avançou apenas três pontos, ante 11 pontos da semana anterior, apesar de haver mais lavoura madura.
Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), 52% das lavouras de milho de inverno do Paraná estão em maturação e 45% em frutificação. Os demais 3% ainda seguem na fase anterior, em floração. Isso significa que metade das plantações do cereal já recebeu chuva suficiente.Apesar das chuvas, na avaliação dos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, as lavouras estão 96% em condições boas e 4% em situação regular. Os campos em estado ruim não chegam a aparecer em diagnóstico divulgado ontem.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião