• Carregando...
Parcela do milharal que precisa de mais chuva é minoria. | Foto: Henry Milleo/gazeta Do Povo
Parcela do milharal que precisa de mais chuva é minoria.| Foto: Foto: Henry Milleo/gazeta Do Povo

A colheita de milho foi praticamente paralisada pelas chuvas desta semana no Paraná e, apesar de a meteorologia registrar sol entre hoje e amanhã sol em algumas regiões, há risco de mais precipitações contínuas na próxima semana. Perto de 75% da produção do cereal – estimada em 10,8 milhões de toneladas, volume 4% maior que o de 2014 –ainda estão no campo. A maior parte dessa parcela passa a correr risco num ano em que tudo apontava para produtividade recorde, de 5,6 mil quilos por hectare.

Colheita parada

23%, do total de 1,9 milhão de hectares plantados com milho no Paraná, foram colhidos. Uma semana atrás, o índice era de 20%. A colheita avançou apenas três pontos, ante 11 pontos da semana anterior, apesar de haver mais lavoura madura.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), 52% das lavouras de milho de inverno do Paraná estão em maturação e 45% em frutificação. Os demais 3% ainda seguem na fase anterior, em floração. Isso significa que metade das plantações do cereal já recebeu chuva suficiente.Apesar das chuvas, na avaliação dos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, as lavouras estão 96% em condições boas e 4% em situação regular. Os campos em estado ruim não chegam a aparecer em diagnóstico divulgado ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]