A R$ 11 por saca na última semana em Mato Grosso, o milho barato preocupa os produtores rurais do estado, mas representa boa notícia para as primeiras usinas que produzem etanol a partir do cereal, localizadas nas regiões Centro-Oeste e Oeste mato-grossenses.

CARREGANDO :)

A Usimat é uma delas. Construída em Campos de Júlio (Oeste), começou a operar em 2012, esmagou 67 mil toneladas de milho em 2013/14 e deverá atingir 100 mil toneladas entre novembro de 2014 e abril de 2015. “Já estamos recebendo (milho), porque a safra está em andamento, já estamos estocando”, disse o gestor da usina, Sérgio Barbieri.

A saca de milho está custando 15 reais para a empresa (incluindo frete e outros custos). Até 18 reais/saca, o grão é mais lucrativo que a cana, e até 21 reais é viável para a produção do combustível, diz Barbieri. A usina aproveita a época de colheita do milho, quando os preços tradicionalmente ficam pressionados, para fazer suas compras, e depois armazena o produto para processá-lo apenas entre novembro e abril, na entressafra da cana. A unidade funciona 340 dias por ano, contra 210 dias de uma usina que trabalha apenas com cana.

Publicidade