A safra de milho de inverno segue melhor que a encomenda no Paraná, conforme relatório técnico divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral). As lavouras começam a entrar na fase de maturação (1%), com boa parte em floração (36%) e frutificação (15%) e praticamente metade em desenvolvimento vegetativo (48%). E a condição das plantações vai de média (6%) a boa (93%), com apenas 1% ruim.
O estado reduziu a área do cereal neste ciclo em 11% mas tende a colher praticamente as mesmas 10 milhões de toneladas do inverno de 2013, com alta de 10% na produtividade, apontam os técnicos. A colheita começa na segunda quinzena de maio e tem potencial para render quase o dobro do ciclo de verão (5,4 milhões de toneladas), quando área e produção caíram 24% em relação ao ano anterior, conforme o Deral.
O clima é favorável ao milho safrinha em todo o Brasil. A semana de chuvas nas regiões central e Sudeste contrasta com os veranicos registrados de dezembro a fevereiro.
Recuo5 a 8milhões de toneladas a menos de milho estão sendo produzidas no Brasil na temporada 2013/14, apesar do bom estado da safrinha. Segundo as consultorias privadas, o corte no plantio de verão impede que o país alcance o recorde de 81,5 milhões de toneladas de 2012/13.
Deixe sua opinião