Uma tempestade tropical pode ter carregado uma doença fúngica que causa manchas escuras no milho para o coração do cinturão agrícola dos Estados Unidos pela primeira vez, com os ventos e chuvas soprando da América Latina, apontam pesquisadores da Universidade de Purdue, no estado de Indiana.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou casos de manchas escuras em pelo menos quatro locais em Indiana e três em Illinois.
A doença fúngica tem sido um problema há anos no México e nas Américas Central e do Sul, com produtores lutando contra infecções que podem diminuir a produtividade.
A tempestade tropical Bill, que trouxe chuva ao centro do Estados Unidos em junho, após dar um giro pelo Golfo do México, pode ter transportado a doença, disse Bill Dolezal, um pesquisador bolsista da empresa de sementes DuPont Pioneer.
O USDA está trabalhando com especialistas em Indiana e Illinois para determinar como a doença entrou no país. Os pesquisadores que identificaram a presença da praga avaliam que há dois potenciais causadores: os fungos Phyllachora maydis e Monographella maydis.
A doença chegou tarde demais nesta safra para afetar muito os cultivos este ano, disse Kiersten Wise, especialista em doenças de cultivos de campo da Purdue University em Indiana. As colheitas já começaram em Indiana e Illinois.