• Carregando...

A forte demanda demonstrada pelos produtores, especialmente os mato-grossenses, no leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), fez o governo antecipar novo socorro ao milho. Na tarde desta quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que vai realizar mais um leilão de mesma modalidade na próxima terça-feira (27). A oferta será de 1,5 milhão de toneladas, o mesmo volume disponibilizado na terça passada.

Os produtores arremataram 100% da última oferta. A maior demanda foi demonstrada em Mato Grosso, estado que lidera a produção nacional do cereal e onde o preço está abaixo dos custos de produção devido ao excesso do grão e falta de espaço para armazenagem.

Novamente, o estado do Centro-Oeste terá prioridade no leilão, que poderá absorver maior parte dos subsídios. Serão 1,3 milhão de toneladas disponíveis para Mato Grosso. Outras 200 mil toneladas serão destinadas ao Mato Grosso do Sul e Goiás.

O Pepro é um instrumento governamental que paga um prêmio ao produtor rural ou à cooperativa e completa  o valor de diferença entre o preço de mercado e o mínimo. Até o momento, foram realizados quatro leilões dessa modalidade, que alcançaram 4,83 milhões de toneladas. O gasto público com essa ferramenta foi de R$ 264 milhões. Ao todo, o governo planeja investir R$ 700 milhões em intervenções no mercado do cereal no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]