• Carregando...
Equipe percorre o Triângulo Mineiro e segue para o Norte de Minas e Goiás | Andra© Rodrigues/gazeta Do Povo
Equipe percorre o Triângulo Mineiro e segue para o Norte de Minas e Goiás| Foto: Andra© Rodrigues/gazeta Do Povo

A estiagem registrada nos estados que compõem o centro-sul do Brasil entre janeiro e fevereiro ainda afeta lavouras de Minas Gerais (Sudeste), apura a Expedição Safra Gazeta do Povo, que nesta semana percorre lavouras de soja e milho mineiras e goianas. No Triângulo Mineiro, técnicos e produtores relatam que existem áreas com 40 dias seguidos de sol.

Onde as precipitações já voltaram, o tempo médio sem chuvas foi de 28 dias, acrescenta Ademar Guimarães, coordenador técnico do Insti­­tuto Emater na região de Uberlândia. “As chuvas da semana passada foram muito irregulares e isoladas, variando entre 30 e 250 milímetros”, detalha. Em Araguari, produtores de café foram obrigados a racionar o uso de irrigadores.

As perdas de produtividade da soja devem chegar a até 50% em parte das lavouras mineiras, com índices médios estimados entre 5% a 20% de quebra. No caso do milho verão (primeira safra), estima-se um prejuízo de 25% na produtividade. “E é mais fácil esse número crescer do que cair”, adianta Guimarães. Em um ano normal a oleaginosa produz 3 mil quilos por hectare e o cereal 7,2 mil quilos/ha na região de Uberlândia.

A colheita começa a avançar e a consolidar as estimativas. As médias seguem indefinidas mesmo isoladamente, conforme o produtor Claudionor Nunes de Morais, que prevê quebra em um talhão de 116 hectares que ficou mais exposto à falta de chuvas e, nas demais áreas, deve ter produtividade normal ou acima da média.

As perdas ocorrem em um momento de expansão da soja no Triângulo Mineiro. Nos 23 municípios monitorados pelo Emater a área subiu de 300 mil hectares em 2012/13 para 315 mil hectares nesta safra. E o milho primeira safra caiu de 112,9 mil hectares para 103,9 mil hectares.

A Expedição Safra segue para o Norte de Minas Gerais. A mesma equipe vai percorrer ainda Goiás. Em Rio Verde (GO), participa do evento técnico Super Agrex, um encontro com produtores e especialistas que avaliará as tendências da safra. As viagens da fase colheita começaram por Mato Grosso e Paraná e ainda vão percorrer a nova fronteira agrícola do Centro-Norte. Os destinos desta temporada incluem ainda Paraguai, Argentina e o continente africano.

Acompanhe a Expedição Safra pela internet em www.expedicaosafra.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]