• Carregando...

Maringá – A Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) abre amanhã o processamento de cana-de-açúcar. É a primeira destilaria a operar no Brasil na safra 2006/2007. O evento, em São Tomé (120 quilômetros de Maringá), contará com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Este ano a destilaria deve atingir sua capacidade máxima, que é de esmagar 900 mil toneladas, contra 733 mil no ano anterior. Para isso, foi preciso um investimento de R$ 1,5 milhão em melhorias que ampliaram a capacidade de moagem diária, de 4,2 mil toneladas para 4,8 mil toneladas. Na safra 2005/2006 a cooperativa produziu 56 milhões de litros de álcool. A estimativa de produção para a safra atual é 71,4 milhões de litros. A área de cultivo aumentou de 10,2 mil para 11,2 mil hectares.

Demanda

A mobilização do setor para a ampliação da produção de cana visa atender o aumento do consumo de álcool no país com a frota de veículos flex – que usam tanto álcool como gasolina. Os produtores também estão de olho no mercado estrangeiro. "O consumo de álcool vai crescer e se espalhar pelo mundo", prevê o agricultor Fracesco Curioni, 66 anos, justificando sua aposta nessa atividade.

Ele planta cana-de-açúcar há mais de 20 anos em São Tomé, tem uma área de plantio de 200 hectares e anuncia que vai ampliar ainda este ano em mais 30 hectares, área até então coberta com soja. "O preço da soja está cada vez pior, já com a cana-de-açúcar a gente dificilmente perde".

A região Noroeste é responsável por 65% da produção do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]