Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
um país de todos

Ministro da Agricultura não vê problema em abrir terras para estrangeiros

Para Ministro da Agricultura não há problema em vender terras para estrangeiros, desde que haja volumes limitados | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Para Ministro da Agricultura não há problema em vender terras para estrangeiros, desde que haja volumes limitados (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que as taxas de juros reais do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018, já descontada a inflação, devem variar de 3,5% a 4% ao ano. “Ainda são juros altos para a agricultura”, reconheceu o ministro em painel durante o Fórum de Investimentos Brasil 2017, realizado em São Paulo.

O Plano Safra para a temporada que começa em 1º de julho será anunciado nesta quarta-feira (7) e deve contar com taxas de juros entre 7,5% e 11,75%, um ponto porcentual abaixo do ciclo anterior.

Maggi também voltou a afirmar que não vê “problema em abrir terras para estrangeiros”, ou seja, em liberar a venda. “Mas faço uma observação: devemos ter limites de volumes para isso. Não vejo dificuldades para culturas perenes. Já para as culturas de grãos, o governo quer impor limites, pois a decisão de plantar ou não é feita em poucos meses”, explicou.

Ainda segundo o ministro, a agricultura brasileira se beneficiaria da “abertura para outros financiadores” caso ocorra a liberação de venda de terras para estrangeiros. “No momento em que conseguirmos resolver o problema do seguro rural, reduziremos o risco. Traz investidores de fora. Nesse aspecto, a abertura de terras vai ajudar na questão de crédito”, concluiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.