O balanço da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) para moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de novembro aponta que houve queda de 28,5% no volume processado pelas usinas da região Centro-Sul em comparação à quantidade processada na safra passada, de 23,12 milhões de toneladas. No acumulado do ciclo 2014/15, a moagem também caiu (1,24%) ante o ciclo anterior, totalizando 538,37 milhões de toneladas.
Os dados indicam que o setor sentiu os efeitos dos problemas climáticos que atingiram os canaviais na fase final da safra. Conforme a Unica até o levantamento imediatamente anterior o resultado vinha sendo superior ao do ciclo 2013/14. A inversão também reflete na operação das usinas, já que 82 empresas já finalizaram o trabalho de moagem, ante 31 no mesmo período de 2013.
Com redução de 7,75% do início da safra até o final de outubro, a produtividade nos canaviais do Centro-Sul caiu para 74,9 toneladas por hectare apontam dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
Descompasso
67,58 milhões de litros de etanol foram destinados para a exportação, enquanto 1 bilhão de litros tiveram como destino o mercado interno. Os dados são da União da Indústria da Cana-de-açúcar, a Unica.