• Carregando...

Com as menores margens de lucro do Brasil na soja – por estar distante dos portos, pagar mais por insumos e receber menos pelos produtos agrícolas exportados –, Mato Grosso retoma a comercialização e a exportação da oleaginosa prevenindo-se de quedas nos preços internacionais, mostram dados do setor. Em janeiro e fevereiro, os embarques a partir do estado estavam freados.

A colheita mato-grossense passou dos 80% e as vendas alcançam 60%. Os dados sobre os trabalhos de campos são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e sobre a comercialização, da consultoria Safras & Mercado. Além da estratégia de venda mais agressiva, o próprio vencimento de financiamentos estaria destravando a comercialização.

Em âmbito nacional, a colheita chega a 50%. Isso não impede a venda antecipada, mas as negociações estão em 45% da colheita – que deve ser de 93 milhões a 95 milhões de toneladas, apontam números privados e oficiais. Mato Grosso está 15 pontos porcentuais adiantado nas vendas. Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, estão até 20 pontos abaixo da média nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]