A colheita de milho do inverno já lançou perto de 7 milhões de toneladas do grão no mercado nas últimas semanas. Isso somente no Paraná e em Mato Grosso, os principais produtores do cereal nesta estação. O volume corresponde a cerca de 20% da colheita dos dois estados e pressiona os preços.
8% dos 3,3 milhões de hectares
de milho de inverno de Mato Grosso foram colhidos numa única semana. As máquinas avançam e fazem a oferta ultrapassar o volume vendido nas principais regiões produtoras.
Cotações entre R$ 13 e R$ 15 por saca em polos de produção mato-grossenses indicam queda próxima de 5% nos preços numa única semana. As vendas evoluem em ritmo similar ao do ano passado, mas uma parcela equivalente aos 75% não colhidos ainda terá seu valor definido, predominantemente em operações do mercado físico. As colheita tende a avançar de 5 a 10 pontos porcentual por semana, mas se os preços continuarem caindo as vendas ficarão para trás.
A pressão sobre as cotações é maior em redutos de produção. No Paraná, as regiões Norte e Oeste detêm 1,4 milhão do total de 1,9 milhão de hectares destinados ao milho. Em Mato Grosso, o Meio-Oeste concentra 1,5 milhão dos 3,3 milhões de hectares semeados.