Produtores rurais, lideranças sindicais do agronegócio, representantes políticos e moradores da região Norte de Mato Grosso criaram o "Movimento Pró-Porto", que busca viabilizar a construção de um porto no Rio Teles Pires. A meta é providenciar estrutura para embarque de soja, milho, madeira e outros produtos que sustentam a economia do "Nortão" no município de Apiacás, mais precisamente em Cachoeira Rasteira, por onde passará a hidrovia Teles Pires - Tapajós. O projeto reduziria o custo do escoamento da produção agrícola da região Norte do estado. Atualmente, o preço do frete entre o município de Sorriso (412 km de Cuiabá) até o Porto de Paranaguá, por onde é exportada a produção, é de R$ 240 por tonelada, o que representa cerca de R$ 14 por saca de 60 quilos. Na BR-163 (foto), os congestionamentos são comuns durante a colheita. Hoje, toda a produção de soja levada até a autarquia paranaense depende de rodovias e ferrovias. Pela futura hidrovia, caso seja viabilizada, o custo para exportar a soja do "Nortão" mato-grossense deve cair pela metade.

CARREGANDO :)