No início da tarde de hoje, o agronegócio mundial estará com olhos direcionados para os Estados Unidos. O Usda, Departamento de Agricultura do país, vai soltar novo relatório de oferta e demanda de grãos. Analistas consultados por agências internacionais acreditam que o órgão vai reduzir sua projeção de área plantada com milho na atual temporada e, por outro lado, elevar a estimativa de terreno ocupado pela soja. Isso porque as chuvas constantes e as baixas temperaturas dificultam os trabalhos de plantio da safra 2013/14 em estados do Meio-Oeste norte-americano, principal região produtora do país.
Os números devem influenciar o comportamento das cotações da soja e do milho na Bolsa de Chicago, que é referência para a formação de preços em todo o mundo. No caso do cereal, a tendência é de valorização, também porque há perspectiva de corte tanto nos estoques finais do produto colhido na safra 2012/13 como nos da temporada atual, que segue em implantação.
Para a soja o cenário deve ser negativo, caso as expectativas dos traders se confirmem – com ganho de área, teoricamente a oferta do produto seria maior.
O relatório deve ser divulgado às 13h (horário de Brasília). O site www.agrogp.com.br vai repercutir os números logo após a publicação dos números.
Revisão
6,25 milhões de toneladas é quanto o Usda deve cortar da projeção de estoques de milho na temporada 2013/14 em relação, que está com plantio atrasado por causa de chuvas e frio. Com isso, projeção cairia para 44,6 milhões de toneladas.