Numa época em que o governo federal amplia o valor do crédito rural ano após ano, crescem as empresas que atuam no setor. As cooperativas estão entre as que mais aproveitam a maré de financiamentos a juros reduzidos.
Os ativos totais do Sicredi no Paraná e em São Paulo, por exemplo, cresceram 16% na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2012. A empresa de 111 anos atua em dez estados e tem plano de expansão específico para paulistas e paranaenses, com abertura de mais oito agências em 2013.
Na temporada 2013/14, que começa agora, o crédito rural chega com reajuste de 18% para a agricultura comercial (R$ 136 bilhões) e de 11% para a familiar (R$ 21 bilhões). Um volume de recursos para custeio e investimento jamais disponibilizado pelas instituições financeiras. Os recursos que passam pelas cooperativas de crédito correspondem a mais da metade do valor destinado à agricultura familiar. As empresas informam que seu foco são os pequenos e médios produtores, que não vinham tomando totalmente o dinheiro disponível. Numa via de mão dupla, avançam ampliando o acesso ao orçamento.
Cooperados
23% de aumento no número de cooperados foi registrado pelo Sicredi Paraná-São Paulo. O saldo agora chega a 615 mil. A empresa tem ao todo 2 milhões de associados.