PublicaçãoCultivo orgânico
A Emater-PR lançou na semana passada um manual prático sobre a produção e a comercialização de produtos orgânicos. O trabalho apresenta um levantamento completo de 30 espécies de olerícolas mais plantadas no estado, como preparo do solo, adubação, manejo de pragas e doenças, plantio e transplante de mudas, colheita, classificação, embalagem, certificação e comercialização de hortaliças orgânicas. O livro tem 128 páginas e foi produzido pelos agrônomos Iniberto Hamerschimidt, Alexandre Fernando Popia, Homero Amaral Cidade Júnior e Mário Vargas Toledo, com participação do biólogo Orlando Assis.
Informações: www.emater.pr.gov.br
SojaNovo padrão de qualidade
O Ministério da Agricultura publicou neste mês a Instrução Normativa n.º 11, que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade da Soja (Padrão de Identidade e Qualidade). O documento visa atualizar os parâmetros de qualidade e os procedimentos de classificação do produto, para adequá-lo aos mercados nacional e internacional. O novo padrão resultou de ampla discussão envolvendo vários órgãos e entidades representativas do agronegócio da soja e será aplicado no disciplinamento da comercialização do produto no mercado interno e na importação, podendo também ser utilizado como referência nas operações de exportação.
Conab 1Fiscalização de estoques
A Conab deu início ontem à quarta etapa de uma série de fiscalizações anuais nos estoques públicos. Serão inspecionados armazéns próprios e privados de 13 estados (PR, SC, GO, CE, BA, SE, PE, AL, PB, RN, MA, ES e PI) e do Distrito Federal. Nestas áreas, onde existem estoques de arroz, café, feijão, milho e farinha de mandioca, de Aquisições do Governo Federal (AGF), Contratos de Opção e do Fome Zero, cerca de 30 técnicos verificam as condições de armazenagem de duas a três vezes por ano. Vistorias extras são realizadas quando há denúncias de irregularidades. O trabalho é acompanhado de um classificador de produtos, que analisa a qualidade e a quantidade dos grãos ensacados e a granel.
Conab 2 Cadastro é descentralizado
Este mês a Conab começou a operar o Sistema de Cadastro de Unidades Armazenadoras (Sicarm). Com a nova ferramenta, o cadastramento de armazéns, antes realizado apenas pela companhia, em Brasília, passará para o comando das superintendências regionais nos estados. A implementação será gradual e teve início pelo Maranhão. Técnicos da área estão sendo treinados para manter o sistema atualizado. A intenção é agilizar e facilitar o processo e diminuir o trânsito de papéis como forma de acelerar o trabalho dos mais de 16 mil estabelecimentos em todo o Brasil. Outra novidade é que o armazenador poderá solicitar agora o seu cadastramento via internet. Antes, o pedido só era feito por carta.
US$ 615,7 milhõesfoi o prejuízo causado pela ferrugem asiática aos produtores de soja do Brasil na safra 2006/07. O dado foi apurado por pesquisadores da Embrapa Soja, de Londrina. O levantamento aponta ainda que o prejuízo se manteve estável em relação ao ano anterior.
Prêmio GerdauMelhores da Terra na 25.ª edição
O Grupo Gerdau lançou este mês, na Agrishow Ribeirão Preto (SP), a edição 2007 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. Instituída há 25 anos, a premiação incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura no Brasil e países do Mercosul. Serão avaliados trabalhos, máquinas e equipamentos inscritos nas categorias Destaque, Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento. Os vencedores são selecionados a partir de entrevistas com os usuários dos produtos indicados pelos fabricantes e por avaliações técnicas de uma comissão julgadora, bem como as melhores produções científicas realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação ou por profissionais das ciências agrárias. As inscrições vão até 11 de junho na categoria Destaque e até 6 de agosto para Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento.
Informações: www.melhoresdaterra.com.br
ExportaçõesSadia concentra embarques no PR
A Sadia inaugurou este mês a obra de ampliação e modernização de seu armazém frigorificado no Porto de Paranaguá. Instalado na área de embarque, ele aumenta sua capacidade de 3,1 mil toneladas para 8,5 mil toneladas. Com investimento de R$ 19 milhões, o projeto será responsável pelo armazenamento da maior parte dos produtos exportados pela empresa para mais de 60 países da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio, a maioria deles produzidos no Paraná. A Sadia também mantém operações em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itajaí, Imbituba e São Francisco (SC). A empresa concentra sua operação de exportação em Paranaguá porque cinco de suas 13 unidades estão localizadas no Paraná, nas cidades de Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Paranaguá, Toledo e Francisco Beltrão.
Deixe sua opinião