PesquisaEmbrapa desenvolve batata-doce alaranjada
A Embrapa Hortaliças, de Brasília, quer fazer da batata-doce não só um alimento fornecedor de carboidratos. Com a seleção de espécies alaranjadas, tenta-se desenvolver raízes ricas em carotenóides, pigmento amarelo alaranjado presente na cenoura e na abóbora. Alguns carotenóides são convertidos pelo homem em vitamina A. Quem tem deficiência dessa substância pode sofrer alterações na pele e cegueira noturna, por exemplo. A pesquisa poderá mudar a cultura da batata-doce, adaptada a todas as regiões do Brasil. O projeto tem ligação com os trabalhos da Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro, que já desenvolveu um processo para produção de farinha de batata-doce. A polpa é ralada, desidratada numa estufa por 12 horas e, depois, moída.
São PauloCurso gratuito para inseminadores
A Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, inicia a partir de 20 de julho, em Sertãozinho (SP), mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Talentos, que formará inseminadores de bovinos. Totalmente gratuito, o programa terá duração de 45 dias, nos quais os candidatos aprendem conteúdos teóricos e práticos sobre inseminação artificial e participam de estágio supervisionado. Ao final, os melhores poderão ser incorporados aos quadros da Lagoa, para atuar em diversas regiões do Brasil.
Informações: (16) 2105-2299 e www.lagoa.com.br.
ComércioGrupo quer vender orgânicos ao Peru
Um grupo de fornecedores de produtos orgânicos brasileiros discute parcerias com o governo do Peru e faz contato com possíveis clientes do país vizinho. A idéia é abrir espaço para produtos peruanos em feiras internacionais no Brasil e participar de eventos similares. O grupo decidiu criar um festival de gastronomia brasileira em Lima, que deve destacar os produtos cultivados sem uso de agrotóxicos. Segundo Maria Beatriz, do Planeta Orgânico (portal de agronegócio), os dois países tendem a sair ganhando. O Peru é o quarto maior produtor de pescado do mundo e já tem um festival de gastronomia no Brasil, realizado em São Paulo. Apesar de não existirem dados precisos, os produtores dizem que o mercado internacional de orgânicos cresce 25% ao ano. Só na Alemanha, são cerca de 300 estabelecimentos especializados.
União da VitóriaRaiva deixa Centro-Sul em alerta
A ocorrência de oito casos de raiva bovina na região de União da Vitória deixou as autoridades em alerta. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, determinou a adoção de medidas preventivas. Foram enviadas para a região duas equipes técnicas especializadas no combate ao morcego hematófago, transmissor da raiva. Bovinos, bubalinos, eqüídeos, ovinos e caprinos das redondezas devem devem ser vacinados. No Centro-Sul, a raiva não ocorre com freqüência porque o morcego não gosta do clima frio. Os criadores não estão acostumados a vacinar o rebanho.
AftosaRecuperação sanitária de 10 estados depende do MS
O Paraná não está sozinho. Ao todo, 10 estados e o Distrito Federal dependem da regularização da situação sanitária em Mato Grosso do Sul para retomar as exportações de carnes com aval da Organização Internacional de Epizootias (OIE). O secretário nacional de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, foi a Campo Grande na última semana e disse que o estado vizinho tem dois meses para impressionar a OIE. O grupo, que suspendeu o status brasileiro de área livre da aftosa por ocorrências registradas em Mato Grosso do Sul em outubro de 2005, deve rediscutir sua posição em setembro. Kroetz acredita que, diante de uma avaliação positiva, será mais fácil retomar as exportações no Paraná e outros nove estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, mais o Distrito Federal.
SuínosA vacina que substitui castração chega ao mercado
A vacina Vivax, que substitui a castração de suínos, começa a chegar ao mercado brasileiro. O medicamento controla substâncias responsáveis pelo odor do macho, motivo da castração cirúrgica. A carne do animal vacinado não exala cheiro desagradável ao ser cozida, alega a fabricante da Vivax, a Pfizer. Outra vantagem para os criadores é que o crescimento dos vacinados não teria atraso, como ocorre após a castração. Entres os pro-blemas evitados, aponta a fabricante, estão ainda o consumo maior de ração, a concentração de gordura e a elevação da mortalidade entre os suínos castrados. A indústria não forneceu informação sobre o custo do produto.
SojaVazio sanitário em 7 estados
A proibição do cultivo de soja durante a entressafra, implantado em 2006 em Mato Grosso e em Goiás, já foi adotada em mais cinco estados Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. No Paraná, a normatização deve ocorrer somente no próximo ano. O Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) aprovou o vazio sanitário, mas a Secretaria de Agricultura deve assinar a resolução para vigorar apenas em 2008.
Calendário
MT - 15/06 a 15/09GO - 01/07 a 30/09MS - 01/07 a 30/09TO - 01/07 a 30/09SP - 01/07 a 30/09MG - 01/07 a 30/09MA - 15/08 a 15/10PR - 2008
Deixe sua opinião