O agronegócio avançou em 2014 na abertura de novos e importantes mercados consumidores. Países como Rússia, México, Japão, África do Sul, China, Coreia do Sul, Colômbia, Egito e Tailândia começaram ou voltaram a consumir produtos brasileiros, aponta o Ministério da Agricultura.
Apesar da crise que desafia Moscou, na pecuária o destaque é a abertura do mercado russo. Em agosto passado, com o embargo dos Estados Unidos e da Comunidade Europeia por causa da crise na Ucrânia, o país habilitou dezenas de estabelecimentos brasileiros para exportar carne de aves, suínos e bovinos, miúdos de bovinos, além de produtos lácteos. Atualmente, o Brasil possui 162 frigoríficos e indústrias autorizados a vender para a Rússia.
Também em 2014, Santa Catarina começou a exportar carne suína ao Japão e carne de frango para o México. Em ambos os casos, o Brasil estava habilitado desde 2013 para exportar, mas os embarques ganharam volume somente este ano. Após nove anos de negociações, a África do Sul suspendeu o embargo à carne suína brasileira. A Colômbia habilitou passou a aceitar couro bovino e Iraque, bovinos vivos.
Negócio
US$ 32,99 milhões foram arrecadados com exportação de carne de frango de Santa Catarina para o México entre janeiro e novembro deste ano. O estado é uma dos maiores produtores e exportadores do Brasil, ao lado do Paraná.