As estimativas lançadas na última terça-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostraram o tamanho do aperto que o Brasil enfrenta em relação aos estoques de soja. A indústria reduziu a previsão de processamento, de 35,3 milhões para 35,1 milhões de toneladas, e limitou sua projeção para as exportações brasileiras de 2012/13 (fevereiro-janeiro) a 31 milhões de toneladas.
A safra de soja brasileira na temporada passada caiu a 66,8 milhões de toneladas, ante 75,3 milhões do período anterior, e os preços estimularam as vendas externas, considera a Abiove. A expectativa é de folga na oferta a partir da colheita de 81 milhões de toneladas, no ano que vem.
As exportações em alta devido à seca registrada nos Estados Unidos deixam o Brasil praticamente sem soja. A indústria formou estoque para evitar que o processamento ficasse abaixo de 35 milhões de toneladas. Mesmo assim, ainda disputa as últimas reservas do setor produtivo com os exportadores. A oleginosa voltou a romper os US$ 15 por bushel nesta semana.