Nesta semana, a oferta e a demanda têm um encontro marcado no Norte do Paraná. A região, um dos principais polos de produção agrícola do país, será sacudida pelo maior evento estadual do setor. A 52.ª edição da ExpoLondrina, realizada entre os dias 5 e 15 de abril, promete atrair 500 mil pessoas e movimentar mais de R$ 300 milhões.

CARREGANDO :)

Durante 11 dias, o público urbano, que norteia as decisões do campo ao absorver o que é cultivado no meio rural, terá a oportunidade de conhecer de perto as raízes da economia paranaense e descobrir que, no estado, agronegócio e desenvolvimento andam sempre juntos. Também será uma ótima oportunidade para se conhecer o grau de sofisticação do setor, uma indústria a céu aberto que vem evoluindo a passos largos. Além das intempéries climáticas, o homem do campo precisa enfrentar diariamente variações cambiais, falta de políticas de apoio à produção e lidar com o mercado futuro.

Para o público rural, a ExpoLondrina será espaço de discussões. Depois da quebra de safra registrada neste ano por causa da seca, o produtor entende que é hora de seguir em frente, o momento ideal para ir à feira em busca de orientação, percorrer os estandes conferindo as novas tecnologias e, essencialmente, planejar o futuro. A programação contempla 40 eventos técnicos que vão discutir os mais variados temas e culturas. Do café à soja, a exposição retrata a agropecuária contemporânea.

Publicidade

A pecuária tem lugar especial na vitrine da feira. Com um dos julgamentos de gado mais rigorosos do país, a ExpoLondrina dita, há tempos, tendências para o setor no Brasil.

Responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o agronegócio presenteia Londrina com uma programação artística e cultural de peso durante a feira, direcionada ao público de todas as idades. As noites da ExpoLondrina serão embaladas pelos atuais astros e estrelas da música sertaneja brasileira.

É um pouco desta história de diversidade, produtiva e cultural, que esta edição especial do Agronegócio Gazeta do Povo traz para você nas páginas seguintes. Boa leitura e uma excelente ExpoLondrina!