O faturamento da ExpoLon­drina deste ano deu um salto de 73,7%, chegando a R$ 337,14 milhões, conforme relatório final do evento, realizado entre os dias 7 e 17 deste mês, em Londrina. O número de visitações teria atingido 500.867, com aumento de 8% sobre a edição de 2010. Podendo pagar carro zero quilômetro até com sacas de soja, o público aproveitou a oferta de crédito, avalia o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Gustavo Andrade e Lopes.

CARREGANDO :)

A ExpoLondrina cresceu 73,3% pela maior disponibilidade de crédito?

Vários setores cresceram, praticamente todos eles, cada um na sua proporção. O que mais cresceu foi a oferta de crédito para máquinas agrícolas, automóveis. O aumento foi de R$ 60 milhões para R$ 181 milhões. Os leilões também tiveram expressivo aumento (de R$ 17 milhões para R$ 20,5 milhões). Isso tudo demonstra que, quando tudo vai bem como foi na safra de verão, o produtor rural sai em busca de novos investimentos. Ele se sente seguro para captar recursos e investir no que ele sabe fazer.

Publicidade

A feira atinge um novo patamar? Será possível manter esse faturamento em 2012?

Vamos fixar as metas para a ExpoLondrina 2012 (5 a 15 de abril) mais perto do evento, pensando nas expectativas para a próxima safra. Pelas configurações do agronegócio no mercado externo, o cenário deve ser próximo do atual. O crescimento nesta 51.ª edição foi bem acima do normal.

Como fica a feira na comparação com a Agrishow (SP) e a Expointer (RS), que faturam mais de R$ 1 bilhão?

O que fazemos é uma feira de produtores rurais, do comércio, da indústria regional, não é uma feira organizada pela indústria de máquinas. Nos voltamos para todos os estágios da produção. O número de produtores que fizeram visitas técnicas passou de 9.800 para 12.300. Isso também é um resultado positivo, que não pode ser mensurado em valor, mas em capacitação e busca de novas tecnologias. Se dependesse da necessidade do produtor rural, o Paraná poderia ter quatro feiras como a ExpoLondrina por ano. E queremos melhorar: quem foi à feira e tiver sugestões pode enviar para o e-mail diretoria@srp.com.br.