Em um levantamento técnico-jornalístico inédito no Paraná, a Gazeta do Povo sai a campo para acompanhar o desenvolvimento e antecipar as tendências da safra 2006/07. Uma equipe de jornalistas da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e técnicos da Federação da Agricultura (Faep) e da Organização das Cooperativas (Ocepar) ouviu produtores, cooperativas e lideranças do agronegócio em todo o Paraná.
Foram coletadas informações técnicas e econômicas sobre o agronegócio paranaense, com destaque para o milho e a soja, culturas que respondem por quase 90% da produção de grãos do estado. Os dados servirão de base para uma série de reportagens sobre a próxima safra, a começar pela intenção de plantio. Nas próximas três semanas, sempre as terças-feiras, serão abordados temas como transgênicos, infra-estrutura e tendências de mercado.
Apesar da sondagem apontar para uma redução na área global de plantio, a produção deve ficar 1 milhão de toneladas acima do ano/safra anterior. O clima e a redução no custo dos principais insumos utilizados na lavoura dão novo ânimo aos produtores que, depois de acumular bilhões de reais em perdas por causa da estiagem e da crise cambial, ensaiam uma retomada, ainda que modesta, do setor que responde por 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Durante os 23 dias da viagem ao Paraná que produz, ficou a impressão de que o produtor está otimista, confiante e que aposta todas as fichas numa safra de recuperação. É como se a agricultura estive em xeque: o setor volta a crescer ou então mergulha numa das maiores e mais graves crises do agronegócio moderno.