• Carregando...

Que a safra 2012/13 será recorde, poucos duvidam. O desafio, a partir de agora, é dar sua dimensão. Às vésperas do plantio de milho e soja, a Safras & Mercado lançou ontem previsão de que os cereais e oleaginosas vão render ao todo 176,24 milhões de toneladas, com expansão de 7% sobre 2011/12.

A principal responsável por essa expansão será a soja, que deve render 82,25 milhões de toneladas, volume 24% maior que o do último ano – quando a safra foi afetada pela seca que atingiu o Sul do país. As previsões das consultorias para a oleaginosa começaram em 80 milhões de toneladas e não param de subir.

Os altos preços das principais commodities (soja, milho e trigo) contagiam também as cadeias de alimenos como feijão e arroz. E essa euforia sinaliza uma safra maior, considera o analista Flávio França Júnior, da Safras & Mercado.

A consultoria aposta em ampliação da área total plantada em 560 mil hectares (1%), para 51,18 milhões (ha). A ocorrência de El Niño promete chuvas para o Sul e melhora também a produtividade esperada. Além desses fatores, os produtores devem usar de 5% a 10% mais insumos, elevando apostas em tecnologia, acrescença França Júnior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]