“Talvez nem tanto como os de 2014, que foi um ano extraordinário para o setor, os resultados atuais são bastante positivos”, diz o Superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Os números do ano das cooperativas do estado serão divulgados na próxima sexta-feira (5), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaense, no Teatro Positivo, em Curitiba.
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, mostrará os resultados preliminares obtidos pelo setor em 2014.
O encontro deverá reunir perto de duas mil lideranças. Também haverá a entrega do troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná” para instituições e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. “Neste ano, também iremos destacar os meios de comunicação que apoiam o cooperativismo”, antecipa Ricken.
Apesar de não antecipar números, o superintendente comenta que, mesmo em momentos de crises, a área de produção de alimentos tem espaço para crescer. “Estão em andamento muitos investimentos. Além disso, estamos colhendo frutos da maturação do que já foi realizado no setor, com reflexos nos números das cooperativas”, acrescenta. Em 2013, as cooperativas agroindustriais faturaram R$ 38,6 bilhões. A expectativa de crescimento da receita neste ano é de 10%.
Dentro da programação do evento, que é realizado há 20 anos, estão previstas a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, a ser proferida pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros.
No início da tarde, haverá espaço para descontração com a apresentação do humorista Guri de Uruguaiana, que canta paródias de músicas gaúchas consagradas, trocando as letras.