O crescimento da soja transgênica perde ritmo no Paraná. Ainda assim, a semente modificada deve cobrir mais da metade da área na safra 2007/08. A aposta é da Coodetec, cooperativa de pesquisa agrícola com sede em Cascavel, na Região Oeste. O diretor executivo, Ivo Carraro, acredita que as variedades disponíveis nessa tecnologia vão estar em 55% das lavouras. Na safra anterior, o Caminhos do Campo apurou que dos 3,96 milhões de hectares cultivados, 47% foram cobertos com OGM (organismo geneticamente modificado).
Apesar dos sinais de acomodação, Carraro diz que existe semente disponível para uma expansão maior, para até 60% da área. Ele explica que a soja convencional foi favorecida, entre outros motivos, pelas opções de ciclo curto, não disponíveis na versão OGM.
Na sua opinião, o transgênico ainda tem espaço. Segundo Carraro, o primeiro "boom" foi com a Roundp Ready, que facilita o controle de ervas daninhas mas tinha qualidade genética deficitária na resposta a outras ne-cessidades. Hoje, destaca, a pesquisa consegue oferecer variedades mais adaptadas, além de agregar outras características, como redução do ciclo, controle à acidez do grãos e doenças.
Dados preliminares da Expedição Caminhos do Campo confirmam a tendência apontada pelo pesquisador. De acordo com a primeira amostragem, feita no Oeste e Sudoeste, 60,4% da área dessas regiões (média) serão destinados ao transgênico. No Sudoeste, a cobertura deve ser maior e superar os 80%. Na safra anterior, a área estimada pelo Caminhos do Campo foi 50% no Oeste e 75% no Sudoeste.
As justificativas para a soja OGM são as mesmas entre os produtores: redução de custo e facilidade de manejo. Para o agricultor Pedro Lupatini, que vai plantar 480 hectares de soja em Cascavel, a semente transgênica ajuda a compensar os custos com a ferrugem asiática. Ele reduz a aplicação de herbicida porque precisa gastar mais com fungicida. No ano passado, a ferrugem exigiu até quatro pulverizações.
Na propriedade de Nestor Araldi, em Palotina, transgênico e convencional vão dividir em partes iguais os 145 hectares. Ele entende que trata-se de mais uma tecnologia e que deve ser utilizada conforme a necessidade.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião