Os produtores pedem ajuda de organizações como Faep e Ocepar para poder participar de eventos como o Show Rural. Acabam dividindo custos de transporte e bancam a hospedagem em Cascavel enquanto participam de palestras e visitam estandes. Cerca de 10 mil participantes contam com esse tipo de apoio nesta edição da feira.
A Faep, que representa os sindicatos rurais do Paraná, coordenou a contratação e a lotação de 120 ônibus. Eles levam cerca de 5 mil produtores para a exposição. A grande maioria sai de casa pela manhã, passa algumas horas no parque da Coopavel e volta para casa no mesmo dia.
A coordenadora de Eventos da Faep, Bianca Levoratto, afirma que não precisa se preocupar em mobilizar os produtores. "Eles mesmos procuram. Os sindicatos ajudam a selecionar o serviço de transporte mais barato e nós ajudamos no custo." Os produtores pagam um terço do custo dos ônibus, relata.
As cooperativas, por sua vez, organizam caravanas. Mais de 40 ônibus partem de outras regiões do estado com destino ao Oeste, garantindo participação de 1,5 mil agricultores no evento. A Ocepar, que representa as cooperativas do Paraná, ajuda a Coopavel a reunir seus associados, com o aluguel de outros 60 ônibus.
O superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, afirma que o produtor usa o Show Rural para conhecer tendências, reunir informações sobre o mercado, saber o que dizem as novas pesquisas, sondar o lançamento de novas máquinas. "Além disso, recebem e trocam informações sobre o mercado, definindo suas negociações", complementa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas