O Paraná dá início a colheita da safra de café com um olho no campo e outro no termômetro. Para evitar o risco de problemas climáticos nos cafezais o estado retoma hoje o Alerta Geada. Executado em parceria entre o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o serviço informa com 72 horas de antecedência o risco de geadas. As informações são divulgadas na Internet, por email e também via mensagens de celular. A operação será feita até setembro.

CARREGANDO :)

São feitas três previsões diárias com base em dados, imagens de satélites e modelos numéricos que permitem o monitoramento das massas de ar frio e seus efeitos no Paraná. Em geral as regiões mais expostas do estado são o Centro, Sul e Sudoeste.

O aviso antecipado permite que os produtores executem o “enterro” dos cafezais. Para evitar possíveis danos gerados pela geada o caule dos pés de café mais novos pode ser dobrado e coberto com terra por até duas semanas. Nas plantas maiores a cobertura é feita até a altura do primeiro par de ramos.

Publicidade

Zona de risco-3ºC a -4ºC são as temperaturas letais para os cafezais. Frio intenso resulta na formação de cristais de gelo sobre as plantas, que acabam morrendo por congelamento.