| Foto:

A ampliação das áreas plantadas com soja em Mato Grosso – que neste ano devem aumentar em 900 mil hectares – começa muito antes dos trabalhos de semeadura da oleagionosa. Uma importante parcela desse aumento é sobre pastagens degradadas. Mas, antes de os campos serem usados para o cultivo da commodity,é o arroz que inaugura a terra.

CARREGANDO :)

A julgar pelos extensos arrozais encontrados pela Expedição Safra no Médio-Norte mato-grossense, é possível confirmar que a soja continuará em expansão no estado.

As áreas de pastagem passaram por destoca e limpeza, com uso de tratores de esteira para retirada dos troncos. Parte da madeira foi aproveitada e os galhos que sobraram são queimados. Simultaneamente, começa a preparação da terra, por meio da aragem e aplicação de calcário.

Publicidade

Todo esse processo visa assegurar a produtividade da soja, que no primeiro ano de cultivo normalmente rende metade do que se alcança em áreas consolidadas. As áreas que estão cobertas por arrozais neste ano podem alcançar a casa de 50 sacas de soja por hectare já em 2013/14. Além dos ajustes no solo, muitos produtores fazem investimentos para melhorar as condições de cultivo. Em Brianorte, região de expansão da soja no Médio-Norte de Mato Grosso, o produtor Paulo Ambiel gastou R$ 950 mil na compra de um pivô -- equipamento que faz irrigação. Como a cidade tem uma infraestrutura precária, sua esperança é que haja energia elétrica para uso do equipamento ainda na próxima temporada.