A relação comercial entre Brasil e Argentina ganhou um novo capitulo. O governo brasileiro suspendeu a importação de maçãs e peras do país vizinho em função da presença da praga Cydia pomonella nos frutos. A medida, segundo o Planalto, visa proteger os agricultores nacionais de uma eventual volta da doença, erradicada no ano passado. A praga, conhecida como traça da maçã, foi encontrada em 15 carregamentos dos frutos provenientes da Argentina no início do ano. Cargas de marmelo também serão barrados.
Anteriormente, a governo brasileiro havia ameaçado embargar a importação da maçã argentina, caso o país não permitisse a entrada de auditores para verificar a existência da praga. A protelação em autorizar a vistoria por parte do vizinho, marcada para março e depois para abril, fez com que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidisse pelo embargo do fruto. A suspensão vale até que o sistema argentino que fiscaliza os riscos relacionados à pragas e doenças seja reavaliado. Desde que erradicou a praga, o Brasil possui um certificado internacional. Já a argentina não possui tal aval.
46,1 miltoneladas de maçã da Argentina foram importadas pelo Brasil. Os negócios representaram US$ 48,8 milhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar
Deixe sua opinião