O café especial produzido no Norte Pioneiro do estado – que reúne 46 municípios – recebeu a certificação de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A qualificação ocorreu durante a 5ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafe 2012), realizada na semana passada, em Jacarezinho. Agora, o produto tem a marca Norte Pioneiro do Paraná.

CARREGANDO :)

Até o momento, o INPI concedeu a Indicação Geográfica a apenas 29 produtos brasileiros e seis estrangeiros. O café do Norte Pioneiro foi o primeiro produto do Paraná a entrar na lista.

De acordo com a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), a próxima meta é conquistar o reconhecimento do processo de produção e da qualidade da bebida, atributos que deverão agregar entre 30% e 35% ao valor do café especial em relação ao preço do produto comum no mercado. Atualmente, os cafés especiais do Norte do Paraná, com qualidade comprovada em concursos são vendidos com ágio de 25%.

Publicidade