A produção brasileira de celulose avançou 5% em setembro contra o mesmo mês do ano passado, atingindo 1,456 milhão de toneladas, segundo dados preliminares da associação que representa o setor, Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
As exportações do insumo subiram 13,2%, a 984 mil toneladas, enquanto as importações caíram 37,2%, a 27 mil de toneladas, em um cenário de dólar mais elevado, que aumenta os preços da celulose em reais e favorece as exportações.
De janeiro a setembro, a produção brasileira de celulose acumula alta de 5,2%, a 12,7 milhões de toneladas; as exportações somam avanço de 9,1%, a 8,46 milhões; e as importações totalizam baixa de 2,2%, a 310 mil toneladas.
A produção de papel, por sua vez, ficou praticamente estável em setembro, com variaçao negativa de 0,1%sobre setembro de 2014, a 865 mil toneladas. Nos nove primeiros meses do ano, a produção soma variação negativa de 0,2%, a 7,77 milhões de toneladas.
As vendas domésticas de papel caíram 5,6% em setembro, a 470 mil toneladas, ao passo que as exportações aumentaram 17,3%, a 176 mil toneladas, também refletindo o dólar mais alto e a fraqueza da economia doméstica.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Deixe sua opinião