A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, começou um processo seletivo para empresas interessadas em fabricar e comercializar o suquificador, um equipamento em aço inox que facilita a produção de suco de uva integral em pequena escala. O artefato, que impede a entrada de água no processo de retirada do suco de uva, foi testado e aprovado também para elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo.
O suquificador funciona com energia elétrica monofásica e pode ser carregado com até 70 kg de uva a cada vez. Foi pensado e projetado para ajudar cinquenta mil pequenos agricultores do País que produzem anualmente cerca de oito milhões de litros de suco de uva e de outras frutas utilizando o método de panela extratora por arraste de vapor. Esse sistema acaba misturando a água do vapor ao produto final, mudando sua composição e classificação. Segundo a legislação brasileira, o suco com agregação mínima de água deixa de ser considerado integral e passa a se enquadrar na categoria de néctar, que é comercializado por cerca de metade do valor.
As empresas interessadas na fabricação e comercialização do suquidificador devem entregar a documentação exigida para o processo até as 16h do dia 20 de março de 2019, na sede da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515, Bairro Conceição – Bento Gonçalves/RS). O contrato a ser assinado com a empresa selecionada terá a vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.
Podem participar do processo seletivo empresas com experiência comprovada no setor de fabricação de equipamentos em aço inoxidável para indústria alimentícia e de bebidas em geral, legalmente constituídas. Outras exigências do processo, como habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, estão detalhadas no edital .
Nos links abaixo, o edital e vídeos da Embrapa que apresentam o suquificador e a maneira como o suco é produzido.
- Edital de processo seletivo. Clique AQUI.
- Conhecendo o suquificador: clique AQUI.
- Fazendo suco com o suquificador: clique AQUI.