Pato Branco (Sudoeste do Paraná) concentra três eventos sobre ovinos e caprinos nesta semana: o 15.º Simpósio Paranaense de Ovinocultura, o 3º Simpósio Paranaense de Caprinocultura e o 3.º Simpósio Sul Brasileiro de Ovinos e Caprinos. As discussões começam hoje e seguem até quinta-feira, com abordagens sobre manejo, abate, cortes, e também sobre a preparação da carne. As inscrições custam de R$ 55 a R$ 100 por pessoa. Os organizadores pretendem reunir criadores, estudantes e técnicos, além de representantes de restaurantes. O setor busca integração do sistema produtivo com o de distribuição na tentantiva de padronizar a carne e atender melhor a demanda. Haverá ainda leilão e avaliações sobre custos e rentabilidade.
Informações: www.simposiosboc.com.br
Iapar retoma encontro sobre feijão
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vai realizar em novembro a terceira edição de um encontro técnico sobre feijão que foi deixado de lado nos anos 80. O 3.º Curso de Atualização sobre a Cultura do Feijoeiro no Paraná será entre os dias 7 e 11, em Londrina (Norte do estado), com discussões direcionadas a profissionais que orientam os produtores. Serão abordados desde a morfologia da planta até os aspectos sócioeconômicos da produção de feijão no estado. As duas primeiras edições do evento foram realizadas em 1981 e 1988. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos_iapar@iapar.br. O curso é gratuito e estão sendo oferecida 50 vagas.
Informações: (43) 3376 233
Leite de búfala em debate na Lapa
Os pecuaristas interessados em conhecer o sistema de produção de leite de búfala matéria prima do queizo muçarela terão apresentação especial sobre a cadeia na Lapa (Sul). Técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vão mostrar criação de bubalinos em base agroecológica, para obtenção de leite orgânico. A Estação do Iapar da Lapa fica na Rodovia do Xisto, km 201 (Granja Velha). As inscrições podem ser feitas no local, sem custo.
Informações: (41) 3622 1457
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast