Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

País à frente da exportação de frango

O Brasil passará a ser o maior exportador de frango do mundo até o final do ano. As estimativas são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, por sua sigla em inglês), que indica que em 2010 o país irá superar pela primeira vez as vendas dos Estados Unidos. A liderança ocorre um ano depois que a Perdigão e Sadia decidiram se fundir para a criação da Brasil Foods, com investimentos anuais de R$ 1 bilhão.

Para este ano, a forte demanda por frango no mundo fará com que a produção internacional aumente em 2%, chegando a 95,7 milhões de toneladas. Os Estados Unidos continuam sendo os maiores produtores, com 19,3 milhões de toneladas de frango. A China é a segunda maior produtora, com 16,2 milhões, seguida pela Europa com 12,1 milhões de toneladas. A produção no Brasil é apenas a quarta maior do mundo e, em 2010, irá se recuperar de uma queda em 2009. Neste ano, a alta deve ser de 3,6%, para 10,7 milhões de toneladas. A expansão, segundo a FAO, ocorre graças à forte demanda nacional e as exportações.

Mas a projeção é de que as vendas brasileiras sofram um salto de 4% no ano, quase três vezes maior que a média mundial de crescimento de vendas, de 1,5%. No total, o comércio internacional de frango atingirá neste ano 11,3 milhões de toneladas. Mais de um terço do frango nos pratos de famílias em todo o mundo virá do Brasil.

Até 2009, o maior exportador no mundo era os Estados Unidos. Mas, desde janeiro, o governo russo optou por barrar os produtos americanos. Parte das vendas americanas que iam para a Rússia acabaram se deslocando para Hong Kong. Mesmo assim, isso não será suficiente para compensar as perdas no mercado russo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.