• Carregando...

Informar não apenas o produtor rural, mas toda a sociedade. A expectativa é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em relação ao resultado da Expedição Caminhos do Campo. "Será uma oportunidade para a população urbana conhecer um pouco mais sobre a realidade do campo, suas conquistas e dificuldades, assim como a importância do setor na economia do país", disse o ministro, que participou do lançamento do projeto, no último dia 17, em Curitiba.

Ao referir-se à forma como foi concebido, fruto de uma parceria da Rede Paranaense de Comu-nicação (RPC) com a cadeia produtiva do agronegócio, o ministro destacou o caráter inédito da iniciativa da Gazeta do Povo. Ele acredita que o trabalho vai retratar um momento positivo, com boas perspectivas para a safra 2007/08.

Durante o desenvolvimento da lavoura, a equipe da Expedição vai percorrer 20 mil quilômetros no Paraná e em parte do Norte e Nordeste brasileiro. A sondagem a campo teve início na semana passada pelo Oeste e Sudoeste paranaense. A região é a primeira no estado a iniciar o cultivo de verão. Nesta semana os técnicos e jornalistas estão nos Campos Gerais. Ainda serão visitadas áreas no Norte, Noroeste e Centro do Paraná.

O objetivo do trabalho é antecipar e discutir as tendências da safra que começa a ser plantada. A incursão pelo Cerrado tem o objetivo de estabelecer um contraponto entre a produção do estado, maior produtor de grãos, com outra fronteira agrícola brasileira do país. Com o apoio do parceiros, a Expedição realiza encontros regionais para discutir temas específicos, como mercado, clima e biodiesel.

Lançamento

A expedição foi apresentada durante um café da manhã, em Cu-ritiba. Participaram do encontro mais de 150 pessoas entre jornalistas, técnicos e lideranças do setor, além de assessores e dirigentes das entidades e empresas que participam do projeto. Entre elas a Organização das Cooperativas (Ocepar) e a Federação da Agricultura (Faep), que fazem assessoria técnica; Toyota Sulpar, logística de transporte; Banco do Brasil, New Holland e Monsanto.

O lançamento foi prestigiado por representantes da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fe-taep), Empresa Brasileira de Pes-quisa Agropecuária (Embrapa), Ins-tituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Paraná (Sin-diavipar), Associação dos Enge-nheiros Agrônomos do Paraná – Curitiba (AEAPR), Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outros órgãos e entidades, públicos e privados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]