O governo do Paraná formalizou nesta segunda-feira (19) a maior contratação da história junto a produtores da agricultura familiar para fornecer merenda a escolas estaduais. Por meio do Instituto Fundepar, foram assinados 152 contratos com 144 cooperativas e associações de agricultores.
Ao todo, os contratos somam perto de R$ 8 milhões, o que deve apoiar a atividade de 21 mil pequenos agricultores do estado. O fornecimento servirá de apoio para mais de 1,1 milhão de refeições servidas diariamente à rede pública estadual de ensino. Em um ano, o fornecimento é de 20 mil toneladas de alimentos.
Um dos objetivos do programa é acabar com a utilização de alimentos enlatados na merenda escolar e apoiar o planejamento da produção familiar no estado.
“Esse processo começou em 2011 e evoluímos muito desde então. No futuro queremos que a merenda venha 100% da agricultura familiar. Estamos em busca de uma agricultura mais limpa e alimentação mais saudável em nossas escolas”, afirma o secretário da Agricultura do estado, Norberto Ortigara.
Ao todo, o governo investe cerca de R$ 86 milhões na alimentação dos estudantes. Com a ação, o objetivo é apoiar e ajudar a estruturar a agricultura familiar e melhorar a qualidade da merenda escolar, diz Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil. Ele destaca que a dimensão da iniciativa de apoio aos pequenos agricultores é inédita no país.
Atualmente, são 2.146 escolas estaduais paranaenses.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Deixe sua opinião