A Integrada, com sede em Londrina (Norte), ficou entre as três cooperativas que receberam o prêmio principal, ao lado da Coplana (Guariba, SP) e da Coopercitrus (Bebedouro, São Paulo). O programa Interação foi avaliado na modalidade Cooperativas, a principal dentro da categoria Cooperativismo. Abrange ações sociais, com a doação de alimentos, brinquedos e livros no projeto Plante um Sorriso, e ações ambientais, com a preservação e a recuperação de matas próximas a rios no projeto Nossa Água.
Por esses dois programas, a Integrada relata ter promovido, em 2009, a distribuição de 7,9 toneladas de alimentos, 4,2 mil brinquedos e 181 obras de Monteiro Lobato, além de ter repassado 123 mil mudas para 83 associados, ajudando na recuperação de 77 hectares de matas. O presidente da cooperativa, Carlos Murate, disse que a intervenção por duas vias (social e ambiental) pode não resolver a situação de comunidades carentes, mas melhora sua condição de vida e colabora na preservação do meio ambiente. O Nossa Água foi premiado também em 2009 pela Andef.
A Copacol, de Cafelândia (Oeste), foi uma das três cooperativas premiadas na modalidade Responsabilidade Ambiental, também na categoria Cooperativismo, com o projeto Meio Ambiente e Qualidade de Vida. Funcionários da empresa ajudam produtores rurais na recuperação da vegetação à margem de 40 rios, córregos e nascentes. Além do reflorestamento, orientam a construção de fossas biodigestoras, para melhorar a qualidade da água de consumo humano e animal. O programa envolve cooperados e funcionários, numa ação permanente, disse o presiente da Copacol, Valter Pitol, presente no evento.
Além das duas cooperativas do Paraná, foram homenageadas quatro de São Paulo (Coplana, Coplacana, Coopercitrus e Casul) e a Cooxupé, de Minas Gerais. As cooperativas ficaram com 14 dos 46 prêmios, distribuídos também a unidades de recolhimento de embalagens, a revendas de agrotóxicos e às próprias empresas que integram a Andef. A associação reúne as 15 maiores indústrias de defensivos agrícolas que atuam no país.
Entre as centrais de recolhimento de embalagens, também houve prêmio para o Paraná. A unidade de Cornélio Procópio ficou entre as quatro vencedoras da categoria Campo Limpo. Foram homenageadas também as centrais de Primavera do Leste (MT), Central de Dourados (MS), e Petrolina (PE).
Na categoria Indústrias, foram premiadas Arysta, Basf, Dow Agrosciences, DuPont, Monsanto e Syngenta. O Mérito Fitossanitário é realizado pela Andef em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários.
O jornalista viajou a São Paulo a convite da Andef.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast