O período de chuvas pesadas acabou e os produtores paranaenses de soja aceleram os trabalhos de plantio da safra 2014/15 no estado. Levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado nesta terça-feira (14) revela que 33% da área a ser ocupada pela cultura foram semeados até o momento, um avanço de 13 pontos porcentuais em sete dias. O indicador atual está à frente da média registrada nesta época dos últimos cinco anos, que é de 22%.
Em municípios como Toledo e Cascavel, no Oeste, o plantio do ciclo foi praticamente concluído. Já na Região Centro-Sul, menos de 5% das lavouras foram plantadas, conforme a Seab. Por enquanto, não há nenhum problema com o desenvolvimento das plantações. Ao Norte do estado, os trabalhos de campo foram paralisados devido ao tempo quente e seco, conforme apuração da Expedição Safra Gazeta do Povo. Os produtores dessa região esperam retorno das chuvas para retomar a semeadura.
O Paraná tenta se recuperar da quebra climática do ano passado. O potencial de mais de 17 milhões de toneladas de soja está em avaliação. A Expedição Safra Gazeta do Povo percorre as principais regiões agrícolas do estado nas próximas semanas. Na 9ª edição do projeto, o apoio técnico foi renovado com entidades como a Câmara de Agronomia do Crea-PR, que tem mais de 20 mil profissionais ligados ao setor produtivo associados, além da consultoria FcStone, Faep e Ocepar. Agrônomos e técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) também acompanham as equipes de campo em roteiros específicos.
Na estrada65 mil km serão rodados pela Expedição Safra Gazeta do Povo nesta temporada. Roteiro de campo dos técnicos e jornalistas começou ontem no Paraná. Ao todo, são visitados 15 estados no Brasil, além de Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Uruguai e países do Leste Europeu.