Se depender da expectativa da Embrapa Soja e da Coodetec, a soja transgênica deve representar mais de 50% da área destinada à cultura no estado. Os pesquisadores das duas empresas estimam a área com base na quantidade de sementes OGM disponível para safra 2006/07. São quase 4 milhões de sacas destinadas ao Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, suficientes para semear mais de 3 milhões de hectares.
Ivo Carraro, da Coodetec, acredita que "no mínimo 50% da área no Paraná será cultivada com semente de soja transgênica". Entre outros fatores, a cooperativa considera as informações de uma pesquisa própria que ouviu produtores do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. A tabulação, segundo Carraro, deve apontar para um porcentual ainda maior no país, de até 60% da área cultivada.
Para o pesquisador Amélio DallAgnol, da Embrapa, a participação da soja transgênica vai crescer em 2 milhões de hectares no Brasil. Dos 22 milhões cultivados na última safra, 9 milhões de hectares eram de lavouras OGM, explica o pesquisador.
De acordo com a Associação Paranaense de Produtores de Sementes e Mudas (Apasem) existem 4,2 milhões de sacas de sementes disponíveis para cultivo 2006/07 no estado. Desse total, 37%, ou 1,55 milhão de sacas são de soja OGM.