Enquanto a divulgação do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) segue indefinida o Plano Safra da Agricultura Familiar já tem data marcada para ser anunciado: 15 de junho. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias.

CARREGANDO :)

A confirmação ocorreu depois de Ananias se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro também foram elaboradas respostas para os 170 itens da pauta do Grito da Terra Brasil, manifestação anual promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

“Tivemos uma reunião muito positiva e importante. Não foram feitos anúncios formais, já que a presidenta vai apresentar todo o Plano Safra no dia 15 de junho. Ela reafirmou as grandes diretrizes que o MDA vem colocando sobre a reforma agrária e o nosso empenho com as famílias que estão acampadas”, afirmou Patrus.

Publicidade

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse ter ouvido de Dilma Rousseff que os recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não serão diminuídos em relação à safra atual – o montante atual é de R$ 24 bilhões. “Ela nos disse que os valores para o Pronaf giram em torno dos R$ 25 bilhões, e assegurou que vai lançar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Não conversamos sobre a taxa de juros, pois ainda não há certezas sobre o assunto”, salientou.

Além do crédito rural e da assistência técnica, também foram debatidos o aperfeiçoamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) – que tem como objetivo garantir a saúde, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumidor - e alterações no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – linha de financiamento que possibilita a compra de propriedades rurais.

“Conversamos também sobre a estruturação de um pacto federativo para a comercialização de produtos da agricultura familiar, que pode fornecer alimentos para o governo de maneira facilitada. E a presidenta Dilma também se comprometeu que haverá um forte programa de reforma agrária”, disse o presidente da Contag.