• Carregando...

Depois de focar no combate à lagarta Helicoverpa armígera em 2013/14, o programa Plante seu Futuro — que mobiliza instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio do Paranã — escolheu a gestão do solo e da água como tema para a temporada 2014/15. Entram em cena também o controle de formigas cortadeiras e o manejo integrado de culturas.

O controle de insetos e de ervas daninhas foi mantido em pauta, bem como o uso racional de agrotóxicos. Na última safra, os técnicos constataram ser possível economizar até um terço do volume de defensivos com aplicações controladas por  monitoramento dos ataques nas plantações. Essa redução traz benefícios ambientais e evita que as pragas criem resistência, sustenta o coordenador do programa na Secretaria Estadual da Agricultura (Seab), José Tarciso Fialho.

A campanha terá abrangência estadual, mas vai se concentrar em polos como Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina. Estão sendo escolhidas 200 unidades de referência: propriedades a serem monitoradas por técnicos de  Emater, Embrapa, Iapar, cooperativas e prefeituras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]