O plantio de milho nos Estados Unidos ainda não começou, reconheceu o Usda em relatório divulgado nesta semana, o que confirma o atraso do início da safra 2013/14. No ano passado, mais de 2% da área do cereal tinham sido plantados nesta época. A previsão indica que o clima deve melhorar na próxima semana e dar condições para a largada da safra 2013/14.
De acordo com o serviço de meteorologia norte-americano, o tempo deve ficar aberto para os estados de Nebraska, Missouri, Illinois e Indiana nos próximos dias. As temperaturas, que seguem abaixo da média para esta época do ano e impedem o início dos trabalhos de campo, devem ficar de 2ºC a 6ºC acima da média na região Oeste do país, que é o maior produtor global de grãos. Já nos estados da Costa Leste, principalmente a Dakota do Norte e Minnesota, os termômetros continuarão marcando temperaturas abaixo do normal.
O atraso no início da safra preocupa o setor.
A janela de plantio nos Estados Unidos é mais curta do que a dos brasileiros, lembram os especialistas. Por outro lado, tecnologia de maquinário não falta no país.
Seca
33% do território do Meio-Oeste dos Estados Unidos está com baixa reserva de água no solo, segundo o Monitor da Seca, serviço do governo norte-americano.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião