Esteio - A Emater/RS-Ascar divulgou na Expointer -- feira que ocorre me Esteio (RS) até domingo -- o primeiro levantamento sobre intenção de plantio para a safra de verão 2012/13 referente ao estado. Os dados mostram que o plantio, a ser iniciado na segunda quinzena de setembro, vai privilegiar a soja e reduzir o espaço do milho, arroz e feijão.

CARREGANDO :)

De acordo com o Núcleo de Informações, Análise e Planejamento, da Gerência de Planejamento da Emater, o Rio Grande do Sul deve registrar 2,5% de crescimento da área a ser plantada com as principais culturas da temporada - arroz, feijão 1.ª safra, milho e soja – em relação à temporada anterior.

Essa variação positiva é determinada pela soja, cuja expansão será de 6,2%, conforme a previsão. As outras principais culturas terão queda no plantio. A área de arroz deve ser reduzida em 2,9%, enquanto o milho tende a recuar 5,5% e o feijão, 6%.

Publicidade

De acordo com os técnicos que participaram da divulgação dos dados, o aumento da área de soja é reflexo da alta cotação da oleaginosa. A cultura deve avançar em regiões que tradicionalmente contavam com o plantio de milho. O aumento de 6,2% em relação à safra passada representa, em termos absolutos, uma ocupação de mais 258 mil hectares com soja no estado.

"Há a previsão de clima favorável e os preços das commodities estão acima da média histórica. Nossa expectativa é que a produção ainda possa ser maior, garantindo a recuperação financeira dos produtores", avaliou o presidente da Emater/RS, Lino De David.

PreocupaçãoEntre as culturas atingidas pelo crescimento do plantio da soja, o arroz preocupa as autoridades do Rio Grande do Sul – o estado é o maior produtor do país com 54% do cultivo nacional. Segundo o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio gaúcho, Claudio Fioreze, a disponibilidade hídrica de importantes regiões (Fronteira Oeste, Campanha e Depressão Central) estão em torno de 50% do necessário para irrigar a cultura.

"Se não chover pelo menos 300 mm até meados de outubro, dificilmente chegaremos aos 900 mil hectares e cerca de 200 a 300 mil hectares poderão se deslocar para o plantio de soja. Por isso que alguns setores acham que essa cultura poderá atingir até 4,7 milhões de hectares, podendo se obter até 13 milhões de toneladas", afirmou.

O jornalista viajou a Esteio a convite da Gerdau, realizadora do prêmio Melhores da Terra.

Publicidade