Os Estados Unidos avançam no plantio de grãos, mas ainda registram atraso, mostrou relatório divulgado ontem pelo Departamento de Agricultura, o Usda. Até domingo, 91% do milho e 57% da soja de 2013/14 foram plantados nos EUA, aponta o documento. A média dos últimos cinco anos é de 95% e 74% para esta época da safra, respectivamente. Os índices fizeram a Bolsa de Chicago fechar com alta de 22,5 pontos para a soja e queda de 5,88 pontos no milho.
A janela do plantio de milho fechou em 20 de maio com 71% da semeadura concluídos. Os demais 29% estão sendo semeados fora da janela climática considerada ideal, o que, em tese, significa perda de produtividade. Os analistas dizem que de 1 e 2 milhões de hectares devem ser remanejados para a soja ou não serão usados nesta temporada.
A janela do plantio de soja fecha na próxima segunda-feira, quando o Usda divulga novo relatório. As chuvas, em maio, foram até três vezes mais volumosas do que o previsto, dificultando a tarefa. E as previsões são de clima úmido nos próximos dias.
Recorde
7,95 milhões de toneladas de soja foram exportados pelo Brasil em maio, recorde que confirma forte demanda e ajuda a elevar as cotações.