A Universidade Tuiuti lançou em Guarapuava um curso de pós-graduação em produção de ovinos, considerado inédito no Sul do Brasil. As 500 horas-aulas estão sendo realizadas no Sindicato Rural do município e abordam assuntos como alimentação, manejo e reprodução da espécie. Podem participar médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas e outros profissionais com curso superior que trabalham com ovinos. Os participantes que não têm curso superior vão receber certificado de curso de extensão. A primeira turma tem 35 alunos, mas as matrículas seguem abertas. A intenção é montar duas turmas. O curso termina em fevereiro de 2009, com aulas às sextas à noite e sábados durante o dia, quinzenalmente.
Informações: (42) 3623-1115
***
Dívidas
Produtor pode pagar só 15%, diz ministro da Agricultura
Muitos produtores ficaram em dúvida sobre a aplicação dos descontos de 5%, 10% e 15% nas parcelas das dívidas de investimento que vencem neste ano. Isso porque as resoluções em vigor prevêem pagamento de até 30% do valor dessas prestações e adiamento do restante para o fim do contrato. Na interpretação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o desconto anunciado reduz a parte que o produtor precisa pagar. Isso significa que o agricultor vai ter de pagar 15% das parcelas se conseguir prorrogação, afirma. O restante, ou é desconto ou fica para um ano após a última prestação prevista em contrato.
***
Publicação
O agronegócio brasileiro e o mercado internacional
Traçar um paralelo entre o agronegócio brasileiro e o mercado internacional, a partir de vários fatores considerados chave no setor. Essa a proposta dos autores Judas Tadeu Grassi Mendes e João Batista Padilha Junior no livro Agronegócio uma abordagem econômica, lançado pela editora Pearson. A obra aborda temas como comercialização e desenvolvimento econômico, demanda, consumo e produção de alimentos, análise de mercados agrícolas e de preços agropecuários. Judas Tadeu e João Batista trazem exemplos do contexto atual e incluem questões em discussão para facilitar a compreensão do conteúdo (www.pearson.com.br).
***
Doação
Alimentos da roça chegam a instituições assistenciais
Mais de 240 toneladas de açúcar mascavo, doce de frutas, mel, farinha de milho e feijão produzidas em pequenas propriedades do Sudoeste estão sendo doadas a entidades assistenciais do Paraná. Os produtos foram comprados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) através do programa Estoque Regulador e distribuídos com ajuda de organizações como a Ação Social do Paraná, órgão da Igreja Católica que atua em assistência social e segurança alimentar. Os fornecedores integram o Sistema Coopafi, que reúne 15 cooperativas de agricultores familiares no Sudoeste e se estende a outras regiões. O presidente dessa central, Luiz Carlos Farias, afirma que o programa ajuda a estruturar pequenas unidades de produção e abre caminho para a comercialização da colheita e a instalação de pequenas indústrias. A meta é fornecer mais de 300 toneladas de alimentos para doação em 2008, afirma.
***
Conab
Milho de balcão exige cadastro
Os suinocultores e avicultores que pretendem comprar milho a R$ 18 ou R$ 19 o saco de 60 quilos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) precisam primeiro fazer cadastro na instituição. Organizações como a Associação Paranaense de Suinocultores (41) 3223-1207 oferecem orientação sobre o processo. Depois de cadastrado, o interessado formaliza o pedido, paga boleto bancário e, então, pode retirar o produto no armazém da Conab mais próximo. A companhia deve vender 15 mil toneladas de milho nesse sistema durante setembro em 18 municípios.
***
Censo Agropecuário
Fase final e de conferência
O trabalho de campo do Censo Agropecuário 2007, que teve resultados preliminares divulgados dia 31 de agosto, ainda não terminou, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alguns dados estão sendo conferidos e isso exige, em alguns casos, retorno à propriedade do produtor. Segundo o coordenador estadual da pesquisa, Jorge Mryczka, isso pode elevar o número de estabelecimentos agropecuários do estado, que já passou de 374 mil, cerca de 5 mil a mais que o total verificado em 1996. Os dados definitivos saem ainda neste ano.
***
ITR
Mais 10 dias para declaração
Na reta final para declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial (ITR) de 2007, cresce o movimento de produtores em busca de orientação nos sindicatos rurais da categoria. O prazo termina no próximo dia 28. O ITR deve ser entregue por pessoa física ou jurídica, que seja proprietária ou possuidora de imóvel rural a qualquer título. O proprietário que não entregar dentro do prazo exigido fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) da Secretaria da Receita Federal (SRF). A CND é indispensável nas transações imobiliárias. O atraso na entrega do ITR também impede o proprietário de obter financiamentos ou crédito junto a instituições financeiras oficiais. Na semana passada, o Sindicato de Guarapuava (Região Central) atendeu, em média, 50 produtores por dia.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião