Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Prêmio Gerdau busca soluções para melhorar produtividade no campo

Esteio (RS) – Para melhorar a produtividade da terra, os técnicos viajaram tanto que poderiam ter chegado à Lua. Nos últimos 24 anos, a comissão julgadora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra – o mais importante concurso para a melhoria da agropecuária brasileira – percorreu 483 mil quilômetros, o suficiente para se chegar à Lua e ainda dar 28 voltas no satélite natural da Terra.

Os vencedores da edição 2006 do prêmio foram conhecidos no último sábado, durante a Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do país, que se realiza em Esteio (RS). Foram premiadas vencedores em três categorias: Destaque (máquinas e equipamentos há pelo menos um ano no mercado), Novidade (lançados há menos de um ano) e Pesquisa e Desenvolvimento (trabalhos de estudantes e profissionais de Ciências Agrárias).

Neste ano, concorreram 66 máquinas e equipamentos e 26 pesquisas acadêmicaºs. Foram avaliados produtos distribuídos em propriedades rurais de nove estados brasileiros, além de Argentina e Chile.

"A característica mais marcante é que o Melhores da Terra premia desde o fabricante de pequenas soluções para a agricultura familiar até as grandes indústrias de máquinas", afirma o agrônomo Rubens Siqueira, pesquisador da área de máquinas agrícolas no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ele integrou a comissão julgadora do prêmio pelo quarto ano. Os membros dessa comissão são profissionais especializados, sem ligações com a empresa promotora do prêmio – o Grupo Gerdau, 14.º maior produtor de aço do mundo, com sede em Porto Alegre e fábricas em nove países.

O jornalista viajou a convite da Gerdau

Serviço: A 29.ª Expointer, que vai até o próximo dia 3, reúne 2,4 mil expositores de animais, máquinas, equipamentos e insumos. Informações: expointer.rs.gov.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.