O dia é de seminários para os produtores rurais do Paraná. Reunidos em Curitiba, eles lançam propostas para os candidatos aos governos estadual e federal hoje pela manhã, no Teatro Positivo. Os projetos foram discutidos com representantes dos três estados do Sul e serão levados a São Paulo, para plenária nacional, semana que vem. Hoje à tarde, no mesmo local, o assunto será a fase de transição do Paraná para a condição de área livre da febre aftosa sem vacinação.
O lançamento de propostas de governo é ideia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que realizou seminários nas cinco regiões brasileiras. Entre as principais bandeiras, está a unificação da política agrícola, conta o secretário-executivo do Instituto CNA, Marcelo Garcia. "Os produtores do Sul, e de todo o Brasil, não querem a divisão entre Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, como se o Brasil tivesse duas agriculturas", disse ontem. A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), vai presidir a reunião desta manhã.
A estimativa é que 2 mil agricultores e pecuaristas participem. O presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, espera atrair para os seminários o vice-governador Orlando Pessuti, que assumirá o governo estadual a partir de abril, e os pré-candidatos Osmar Dias, senador pelo PDT, e Beto Richa, prefeito de Curitiba pelo PSDB.